quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O acordeon

o acordeon é um fantástico instrumento, foi projetado de modo que o gaiteiro toque com ele no peito, com ele podemos executar infinitas músicas de gênero e estilos variados, aprecio em especial a música gaúcha, grandes acordeonistas que escuto e me inspiro na música gaucha são: Edson Dutra , Albino manique, Jorge Trindade, Adelar bertussi, Porca Véia, Roberson (Paquito), Beto Caetano, Jeannette, Leonel Gomes, Zezinho grupo Floreio, Regis Marques .... bem tem muito gaiteiro bom, eu toco acordeon desde meus 16 anos, aprendi a tocar de ouvido com meu Paizão ( outro apaixonado pelo instrumento), toco somente em casa e em rodas de amigos, em finais de ano tocamos Terno de Reis em gravataí onde tenho amigos que mantém viva essa cultura.
      Por gostar tanto do acordeon me dedico muito para aprender a conserva-los, por isso montei uma oficina em minha casa onde recupero algumas peças, faço limpeza  geral,  polimento de teclas,  afinação e confecção de foles. um desafio que aceitei foi recuperar a madeira do lado esquerdo de um acordeon Todeschini 80bx, o mesmo pertence ao Roberson( Paquito), o instrumento estava todo comido pelo cupim, então confecionei toda a marcenaria do lado esquerdo utilizei a madeira cedro rosa, do lado direito das teclas havia pequenos focos de cupim, estes foram exterminados e recuperado as partes afetadas da madeira, todo o celulóide foi removido, este acordeon foi pintado com tinta PU preta por um pintor profissional,  o acordeon foi recuperado com ótima sonoridade e é utilizado pelos alunos do Roberson. Este foi um trabalho muito interessante e muito valioso para  mim, gosto muito  destes desafios,vejam as fotos do trabalho de restauração logo adicionarei fotos do acordeon pronto.



Se você necessita consertar seu acordeon entre em contato pelo fone: 51-96535574.


Erli da Silva Cardozo



A foto a seguir é do acordeon montado e pintado




Este acordeon a seguir é um Todeschini 80bx, foi restaurado, efetuado polimento do celulóide, polimento de teclado, troca de couros de vedação das válvulas baixo e teclado, afinação e fole novo.





2 comentários:

  1. Ola Erli !

    Meu nome é Alexandre e moro em Bento Gonçalves, cidade onde eram fabricados os Acordeons Todeschini.

    Toco Gaita desde os 8 anos de idade e sou apaixonado por este instrumento, mas uma das coisas que preucupa quem gosta deste instrumento é o fato de que os profissionais que fazem os reparos dessas reliquias estao sumindo e nao estao surgindo novos 'medicos' das gaitas.

    Eu gostaria muito de aprender a consertar e reformar essas reliquias mas nao sei nem por onde começar a buscar este conhecimento.

    Estou fazendo um blog que tenta resgatar um pouco da historia das gaitas todeschini e gostaria muito da contribuição de quem conhece este instrumento para que essa historia e este conhecimento nao se perca.

    um abraço e compartilhe o conhecimento da manutencao de gaitas para que isso nao se perca.

    www.recantodasgaitas.blogspot.com

    Parabens pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  2. gostaria saber o ano desta sanfona o meu irmao tinha uma identica

    ResponderExcluir